Thursday, January 12, 2006

Notícia que choca?

Ontem, mandei por e-mail um texto meu para toda a minha lista. Texto esse que vou repetir aqui. Antes disso, gostaria só de deixar claro que a minha intenção não é defender bandido, mas sim destruir a fonte dele. Aliás, no outro dia, eu estava pensando: "Porque os EUA não fazem com a Colômbia o que fizeram com o Iraque?" Deve ser porque lá não tem tanto petróleo..
Beijos e fiquem com Deus.

"Uma semana após aquele incêndio no ônibus 350, na Penha Circular, eu ouvi, no jornal da manhã de uma emissora de TV, a repórter falar que a sociedade estava chocada com o caso da adolescente que ajudou a colocar fogo no ônibus e ainda impediu que os passageiros saíssem. Eu comecei a rir. Chocado? Eu? Claro que não. Não quero defende-la, até porque acho que ela merece prisão perpétua e ter as mãos queimadas (se a nossa Constituição permitisse...), mas ver uma adolescente que foi criada na favela, sem dinheiro, sem estrutura familiar, sem escola, sem uma perspectiva de um bom emprego entrar para o tráfico é completamente compreensível. Afinal, essa é a única oportunidade que ela tem de ganhar um dinheiro melhor. Aí, você vai me dizer: “mas quem tem caráter não faria isso, mesmo sendo pobre”. Caráter? Será que ela já ouviu essa palavra na vida? Será que alguém já explicou para ela o que significa a palavra “amor”? Não. O traficante mata sem pena e não tem medo de morrer porque ele não tem amor pela vida. E você sabe o por quê? Porque ele não tem nada pra perder. É a mesma coisa que acontece com o homem-bomba. A vida dele é uma merda. Morrer é lucro. Ele ainda vai se livrar desse inferno. Quem não iria querer?
O que realmente me choca é a notícia que eu li nos jornais uma semana depois: “Jovem morador da Tijuca mata vizinha porque queria dinheiro para comprar drogas”. Isso sim me choca. Porque esse filho da puta não tem necessidade nenhuma de cometer um crime. Isso sim é desvio de caráter. Esse, que estudou nos melhores colégios, que sempre teve tudo que quis, se droga e ainda mata os outros. Mais do que isso, é o dinheiro da droga que ele compra que paga àquela garotinha para colocar fogo no ônibus. Mas quando as classes média e alta se drogam, não pensam em quantos ônibus eles estão colocando fogo. E ao ver a reportagem da menina, são os primeiros a pedir cadeia e até pena de morte. O que falta ao ser humano é vergonha na cara para olhar no próprio espelho e ver seus erros. Para mudarmos esse país, primeiro temos que mudar nós mesmo. Porque se somos todos corruptos, qualquer político que viermos a eleger será também, já que é brasileiro.
Mude! Crie vergonha na cara!"

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi, Leo.
concordo não. Só prá exemplificar: aquele sujeito do ônibus 174, o Sandro? teve mãe, uma tia que segurava as barras dele e no fim, quando ocorreu o sequestro, tinha sido acolhido por uma senhora que lhe dava tudo que podia.
Esse discurso da falta de oportunidade é tão repetido que acabamos acreditando nele.
É uma ofensa para os catadores de papel, os pobres que vivem se virando, fazendo qualquer coisa, honesta, para ganhar a vida.
O estado é omisso, o povo é omisso, somos todos responsáveis pelo que está aí, sim. Acho que precisamos antes de mais nada rever conceitos e admitir que o homem é um ser que precisa de limites; que, se achamos necessário eliminar um cão raivoso, por sua doença incurável, temos que ter a coragem de suportar a pena de morte, pois tantos não podem morrer por causa de alguns.
Histórias iguais ou até muito piores do que o daquela menina, pasme, existem aos montes e a grande maioria delas não sai por aí botando fogo em ônibus e se associando ao tráfico.
Simplista eu? não. Apenas acho que estamos em um momento social em que não é possível manter um discurso vazio e fazer concessões, pois temos um poder corrupto e apodrecido, acostumado a nossa inércia e aceitação.
Desculpe o comentário imeeenso.
bj,
Lucia

8:54 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home