Monday, October 24, 2005

Casamento gay e aborto em referendo popular

Ontem ao abrir O Globo, fiquei chocado ao ler essa notícia. Não pelo simples fato desses dois temas virem a ser votados em um referendo popular, mas pela intenção de quem está planejamdo isso.
Segundo o jornal, a bancada evangélica, que já se deu conta que será inevitável a votação desses assuntos, quer empurrá-los para a população porque tem certeza de que o povo, muito conservador segundo eles, não permitiria que essas duas propostas fossem aprovadas e então estariam lavando suas próprias mãos. Sua certeza ficou maior ainda diante da vitória do "não" no referendo das armas que já era apontada pelo IBOPE, já que essa posição era considerada a mais conservadora. E o pior é que o novo Presidente da Câmara teria sido eleito com votos dessa bancada sob a promessa de que só discutiria esses temas se eles passassem pelo referendo popular.
Em primeiro lugar, devemos separar os dois temas.
Em relação ao aborto, "sim" e "não" são palavras muito secas para resolver essa questão. Seria preciso uma análise muito cuidadosa do texto a ser aprovado. Concordo que aborto tem que ser autorizado em casos de estupro ou gravidez de risco. Mas liberar aborto sem restrições é loucura. Principalmente por causa da população mais pobre. Alguém já parou para pensar que casais de baixa renda, principalmente adolescentes, quando usam camisinha é apenas para evitar gravidez. Alguém já se tocou que eles não estão nem aí para a AIDS. Se o aborto for liberado, a AIDS vai aumentar muito.
Sobre o casamento gay, acho que essa comparação feita por eles entre o conservadorismo da sociedade no refendo das armas e o possível conservadorismo sobre casamento gay é errônea, já que as classes mais conservadoras da sociedade, que são as altas, são as mais esclarecidas e mais liberais nesse assunto especificamente.
Primeiro ponto, a quantidade de homossexuais (incluindo bissexuais) na sociedade é alta, embora haja uma cortina sobre eles, fazendo a gente acreditar que são minoria. Segundo, grande parte dos heterosexuais, inclusive frequentadores de várias religiões já se mostram a favor da união legal entre casais gays. Talvez enfrentaríamos alguma resistência dentros do próprio meio gay, já que eu já ouvi alguns serem contra. Sobre pessoas que pensam assim, elas devriam pensar que:
1-Ninguém está querendo celebração religiosa. É só direito civil. Que já existem alguns, é verdade, mas que precisam ser aprimorados;
2- Ao ser a favor do casamento gay, não quer dizer que todo homossexual vai ter que casar. Você só está defendendo o direito do outro escolher se ele quer casar ou não.
Se você me perguntar se eu quero casar, direi que, sem dúvida, quero casar no sentido de morar junto. Se vou assinar ou não papel, isso vai depender da decisão que eu e meu companheiro tomarmos. Mas mesmo que eu não tivesse vontade nenhuma de casar, eu não teria o direito de impedir os outos de quererem.

Enfim... Espero que a "lógica" da bancada evangélica esteja errada. E que se essa decisão vier cair na mão do povo, ele saiba votar.

Muita luz para todos.
Beijos,
Léo.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ih, isso está com cara de pedido de casamento...hehehehehe.
Abre o olho Denis!
Abraço.

10:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nossa, nem sabia! Eu acho que dessa vez o resultado vai ser diferente, mas vamos ver o que acontece...

Eu só não concordo com seu argumento contra o aborto, apesar de eu ser da mesma opinião.

Beijo, gatinho. AManhã a gente se vê.

Küsse

11:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

,,, três coisas: 1) a voz do povo é a voz de deus,,, 2) ao passo que toda unanimidade é burra,,, e 3) essas merdas de referendos não vão dar em nada,,, como esse não deu,,, enfim,,,

mago =)

9:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Essa parada de referendo é babaquice.
As pessoas são anti-éticas a priori.
Já teve o ridículo referendo das armas, coisa que não se podia ser proposta de maneira alguma se ainda existisse alguma condição de humanidade nas pessoas.
Mas é isso aí. Barbárie.
Dá pena, às vezes.

Abraço, muleque!

Thiago Ponce

10:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é, eu fico chocado toda vez em que escuto falar em "referendo" pra união civil. Isso não é uma coisa que se possa deixar que outros decidam. É um DIREITO, porra! Não pode haver democracia em que uns podem e outros não podem. Mas eu tenho medo, sim: o Brasil é um país de gente conservadora (apesar de aparentemente liberal, mas é só aparência), e esses evangélicos são foda...

7:17 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu tenho ateh medo disso... Mas essa parada de referendo virar moda.. Vai ficar um saco isso... =P

1:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ah, muito boa essa nova forma de propaganda do blog.. manda email, eu fico curioso com a manchete bombástica e entro. uhehuehueuhe =P~

1:37 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home