Monday, July 25, 2005

Amizade

Nessa semana, comemoramos o dia do amigo.
Mais do que ligar para todo mundo, deixar um scrap no orkut ou mandar um cartão virtual, deveríamos parar para pensar qual o real sentido da palavra "amizade".
É muito mais do que sair para dançar, passear e rir juntos. É saber olhar nos olhos olhos do outro e perceber quando ele está triste ou alegre, entender o sentimento do outro. Não é aceitar tudo que o outro faz, mas é saber dar conselhos na hora certa. É saber criticar e elogiar. É fazer um carinho sem que o outro peça. É dar uma abraço apertado e carinhoso sempre que se encontra, como se vocês não se vissem há anos. É dar um beijo não só com a boca, mas com a alma. É sentir a dor alheia, é sofrer junto, é ser capaz de dar a própria vida pela felicidade do outro. Isso é amizade. Não é coleguismo. É AMIZADE.
Tem uma historinha que recebi por e-mail que acho que vale a pena ser lida:

"O filho pediu àmãe:
- Posso ir ao hospital ver meu amigo?Ele está doente!
A mãe responde com uma pergunta:- Claro, mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:- Tumor no cérebro.
A mãe incompreensível lhe diz:- E você quer ir lá pra quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai. Horas depois ele volta, vermelho de tanto chorar, dizendo:- Ai mãe, foi horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe incompreensível:- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma última lágrima, acompanhada de um sorriso, e ele disse:- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e me dizer:- EU TINHA CERTEZA DE QUE VOCÊ VIRIA!!!
A amizade não é só para as horas boas, de alegria e de festa. Amigo é para todas as horas, boas e ruins, tristes ou felizes!!
Não importa se você esteja longe ou perto. O importante é que você exista para que eu possa sentir sua falta."
(Cecília Meireles)

A única coisa que me deicxou triste nesse dia do amigo foi que acabei brigando com um grande amigo. Mas depois eu parei e pensei: Talvez eu tenha errado, talvez ele tenha exagerado, não importa. O mais importante é que ambos tenham humildade de reconhecer os erros e pedir desculpas se necessário. Talvez essa seja uma das coisas mais importantes numa amizade: o saber pedir desculpas. E esse tipo de coisa só serve para demonstrar que se trata de uma amizade verdadeira, porque quando duas pessoas são apenas colegas, na primeira adversidade tudo vai por água abaixo. Mas quando os dois são amigos de verdade, tudo acaba se encaixando perfeitamente porque na amizade, o amor acaba superando todas as divergências.
A todos os meus amigos, quero pedir desculpas por todos os erros que cometi, por todas as vezes em que não estive presente. Somos todos diferentes; a amizade está exatamente em aceitar essa diferença, entendê-la e a partir daí construir uma relação de cumplicidade, respeito e amor. E como diz Fernando Pessoa:
"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Beijos no coração de todos.
Léo.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi meninooooooooo
Eu ja tinha lida essa história da mãe e do filho..
Poxa..nos conhecemos tão pouco né..mas ja te considero muito,..
adorei nossa primeira night..
E nessa quarta, vi o meu estado
hahahauhauah
tava muito louco..hahaha
Te adoro leke
Um abraço do will

11:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nossa eu vou dar a conta do oculista pra vc valeu, como vc gosta de escrever (eu li isso tudo valeu!) não sei como não tem uma tendinete, isso não é justo magoei, brincadeira, mas amigo gostaria deque vc soubesse que mesmo que não tenha dado pra te ligar no dia do amigo eu lembrei de vc e te mandei um beijo no meu flogs pra vc,espero que vc goste, e quanto a briga que vc teve, dê tempo ao tempo tudo se ajeita vc não é mais criança e acredito que ele também não, é como vc disse antes, se a amizade realmente for de verdade isso não irá acabar com ela, é apenas uma provação, vc vai ver no no final tudo vai dar certo. um grande beijo e que sempre seja um feliz dia do amigo!

8:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

hum,,, pois é,,, amizade,,, coisa complicada às vezes,,, mas no fim td dá certo,,,
espero q esteja td bem com vc, amigo,,

bjus do ricky

5:13 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home