Wednesday, January 02, 2008

Prezado 2007,

Escrevo-te para agradecer tudo o que me deste durante o tempo em que estiveste comigo.
Profissionalmente, definitivamente eu encontrei o que eu realmente gosto de fazer. O prazer que eu descobri em controlar avião é fantástico (só não deve ser melhor que o de pilotar). E, junto com a oportunidade profissional, veio a chance de passar nove meses e meio morando sozinho em outra cidade, quase num Big Brother. Uma experiência de vida fantástica ter que conviver com mais 59 pessoas que de um dia pro outro deixaram de ser estranhos e se tornaram vizinhos, amigos e concorrentes. Aprendi muito sobre convivência e sobre o ser humano de uma maneira geral. E no final consegui meu objetivo, que era voltar pro Rio, além de ter feito alguns amigos.
Financeiramente foi difícil porque sou bolsista, mas a semente está plantada para que até o fim de 2008 a situação esteja muito boa.
Porém, caro 2007, no campo amoroso acho que chego ao teu fim da mesma maneira que comecei: confuso, fechado, triste, com dúvidas. Talvez pensando em muitas que eu pensava há um ano atrás. Mas tenho certeza de que me ensinaste uma lição importantíssima: eu sei viver sozinho e meus dias não foram tristes por isso. Mas, para chegar a essa conclusão, acho que, inconscientemente, me fechei pro amor. Na realidade, eu tentei me abrir sim algumas vezes, mas no final eu acabava me fechando de novo, seja por distância, seja por diferenças de comportamento. No fim das contas, acabei afastando pessoas maravilhosas, que não mereciam mal nenhum. Enfim... Hoje me considero mais tolerante, porém mais exigente; mais machucado, porém mais experiente; mais sozinho, porém menos solitário; com um vazio no peito, inevitavelmente esperando alguém que possa preenchê-lo, porém bem feliz.
Nas amizades, muitas pessoas se afastaram de mim, talvez por eu estar longe ou sei lá o porquê. Sem dúvida, o meu círculo social diminuiu expressivamente. Mas algo muito importante aconteceu. Alguns poucos amigos de sempre estiveram ao meu lado cada dia em que eu estava em São José sofrendo com provas, notas, classificação, fofocas, brigas, confusões, etc. Via e-mail, telefone ou até fumaça. Esses poucos amigos não deixaram por um momento sequer eu cair e desistir. Não preciso citar nomes. Eles sabem que eu os amo, que nunca esquecerei o que fizeram por mim e que vou levá-los no fundo do meu coração pra sempre. Minha relação com minha mãe também melhorou muito. Apesar de ela continuar “controladora de filhos”, hoje temos a noção certa do quanto somos importantes um para o outro. Mas neste ano eu tive uma grande tristeza com um amigo meu. Eu o perdi e não sei como e nem o porquê. Eu o ajudei e ele virou as costas pra mim. Talvez simplesmente porque não teve coragem de olhar nos meus olhos e conversar como dois amigos sinceros são capazes de fazer. Preferiu sumir e ignorar anos de amizade. E, por isso, eu nunca vou te perdoar, 2007. Tu levaste meu amigo. Espero que 2008 o convença de que nossa amizade vale muito mais do que tudo isso.
E pra terminar, agradeço-te todas as pessoas novas que passaram pela minha durante esse tempo. Alguns vão ficar, outros vão ou já sumiram, mas o que importa é que de alguma forma me ensinaram alguma coisa como homem, como ser humano: Jorge, Natan, Patrick, João Paulo, Natália, Tiago Ilha, Marcelo, Amanda, Verônica, Emily, Andréa, Magno, Léo Palmas, Henrique, Wagner, Bonfim, Richard, Dalton e outros.
Não vou pedir nada pra 2008. Apenas que a vida aconteça, com sorrisos e lágrimas.

“Esse é o mundo que tá pra ser feito
E, no fundo de tudo,
Um defeito
É um degrau importante na escada do perfeito.

Torto
Pobre
Mal-feito
Todo vivente pode andar reto
Porque humano não é ruim nem mau
Humano é ser incompleto.”
(Do seriado ‘Hoje é dia de Maria’)

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

eis que apareço sabendo exatamente sobre o que você diz, reflete, analisa, sinaliza nas palavras.

a vida ensina, machuca, maltrata, mas por fim te ensina a reerguer, valorizar, atenuar e nas melhores das formas a tomar às rédeas.

meu 2007 foi, acho eu, tão tumultuado qto o seu, mas a certeza é 2008 será excelente, e mesmo que existam as dificuldades de se tomar rédeas, o caminho para tanto está sendo desvendado.

saudades!!!

3:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Amore!!
vc sabe q eu te amo né??
demorei pra comentar, pq,,, vc sabe,,, estava off à beça! enfim,,,, =/
adorei ser citado!!!
adorooooo vc estar no Rio agora!!!

bjuxxxxx

Ricardo

4:18 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home